Pessoal leiam este texto, e façam as seguintes questões para serem corrigidas em aula.
1- Explique qual a consequência do contato entre os europeus e os indígenas.
2- Dê três exemplos da cultura indígena na nossa sociedade.
3- O enfrentamento entre indígenas e europeus era desigual? Explique.
4- Explique a diferença entre "Descobrimento e Conquista" da América.
5- Quais as populações que existiam na América antes da chegada dos europeus?
6- Explique, resumidamente, como se deu a violência física dos europeus sobre os povos indígenas.
7- Quais outras formas de violência atingiram os indígenas?
O Impacto da Conquista Europeus e Povo Indígenas: o choque de "humanidades"
Nos séculos XV e XVI, empreendeu-se a expansão marítimo-comercial europeia . Muitos povos da América e de outros continentes foram conquistados e colonizados pelos grupos sociais europeus que conduziam essa expansão .
Na América, o contato entre europeu e indígenas teve profundo impacto para ambos. Representou, segundo o historiador Sérgio Buarque, o confronto de duas humanidades diversas, tão heterogêneas, (...) que não deixa de impor-se entre elas uma intolerância mortal.
A chegada da esquadra de Colombo a América, em 1492, teve grande impacto tanto entre os indígenas quanto entre os europeus. Mais recentemente, os historiadores vêm analisando a questão sob outros pontos de vista, ressaltando o impacto da presença dos europeus na destruição dos modos de vida e na dizimação dos povos que viviam na América . Desse ângulo, a questão não é colocada como " descobrimento " , mas como invasão e conquista.
Descobrimento ou conquista? Essa discordância terminológica tem raízes antigas já em 1556, havia determinações do rei da Espanha proibindo o uso da palavra conquista e propondo não a utilização do termo de descobrimento. Não se trata, contudo, de mera preferência de palavras. O conceito de descobrimento, na maioria das vezes, relaciona-se á exaltação das ações dos europeus, ignorando os processos históricos que aconteciam no continente americano. Entretanto a América não era um mundo a ser criado ou á espera de seu descobridor-já fora "descobertas" e habitada e milhares de anos antes da chegada dos europeus.
A conquista dos indígenas pelos europeus
Antes da chegada dos europeus havia no continente americano mais de três mil nações indígenas. Apesar de Colombo ter chamado de "índios" os habitantes da América na época da conquista, por trás desse nome genérico encontrava-se sociedades e culturas diferentes.
Os aruaques, jês e tupis guaranis (do atual Brasil),os caraíbas (das atuais Antilhas ), os patagônios e araucanos (do sul do continente) e os iroqueses e sioux ( da América do norte) praticavam a caça a pesca e a coleta , além de dominarem técnicas agrícolas utilizavam utensílios e instrumentos de pedra e madeira e, mais raramente de metal, deslocavam-se periodicamente em busca de recursos necessários a sua sobrevivência e organizavam-se em grupos ligados por parentescos.
Outros povos como, os maias os astecas e os incas, desenvolveram sociedades com técnicas agrícolas mais elaboradas e um governo centralizado (com exceção dos maias que se organizaram em cidades-estados); criaram sistemas próprias de escritas( excetos os incas) e tinham conhecimento sobre a arquitetura, matemática e astronomia.
Antes da chegada dos europeus havia no continente americano mais de três mil nações indígenas. Apesar de Colombo ter chamado de "índios" os habitantes da América na época da conquista, por trás desse nome genérico encontrava-se sociedades e culturas diferentes.
Os aruaques, jês e tupis guaranis (do atual Brasil),os caraíbas (das atuais Antilhas ), os patagônios e araucanos (do sul do continente) e os iroqueses e sioux ( da América do norte) praticavam a caça a pesca e a coleta , além de dominarem técnicas agrícolas utilizavam utensílios e instrumentos de pedra e madeira e, mais raramente de metal, deslocavam-se periodicamente em busca de recursos necessários a sua sobrevivência e organizavam-se em grupos ligados por parentescos.
Outros povos como, os maias os astecas e os incas, desenvolveram sociedades com técnicas agrícolas mais elaboradas e um governo centralizado (com exceção dos maias que se organizaram em cidades-estados); criaram sistemas próprias de escritas( excetos os incas) e tinham conhecimento sobre a arquitetura, matemática e astronomia.
Violência física
As armas dos conquistadores europeus eram superiores á dos povos indígenas da América. Essa superioridade verificou-se no uso da pólvora, do cavalo e do aço. Com armas de fogo (mosquete, arcabuz, canhão ), os conquistadores espanhóis e portugueses evitavam o combate corpo a corpo , além disso, a explosão provocada por essas armas , desconhecidas pelos povos indígenas, causava-lhes enorme susto, que também desconheciam e temiam os cavalos, permitiam aos conquistadores espanhóis grande mobilidade durante os combates. No principio da conquista os indígenas supunham que cavaleiro e cavalo fossem inseparáveis. As armas feitas de aço (espadas, lanças, punhais, escudos, alabardas), por serem resistentes davam aos conquistadores mais recursos de luta. Já as principais armas empregadas pelos indígenas eram arcos, flechas envenenadas pedras, lanças machados e atiradeiras de pedras. Entretanto somente a superioridade do armamento europeu não explica a vitória dos conquistadores espanhóis e portugueses sobre os nativos americanos, afinal, os indígenas eram numericamente superiores chegando a representar, em certos, combates, cerca de 500 a 1000 índios para cada europeu.
Outro elemento significativo na destruição dos povos indígenas foram as doenças contagiosas, sarampo, coqueluche, varíola, malaria e gripe. Essas doenças, transmitidas pelos europeus eram em geral letais para os indígenas, que não tinham resistência imunológica contra elas. Espalhando-se rapidamente provocavam epidemias matando milhares deles. Os indígenas sofriam duplo impacto ( físico e psicológico ) pois muitas vezes suponham, quando contaminados por doenças que ignoravam e não sabiam combater achavam estarem sendo castigados por seus deuses. Desse modo, entregavam-se a um sentimento de apatia ( cansaço, derrota ). Além da violência diretamente cometida pelos europeus, alguns historiadores lembram outro elemento que contribuiu para a conquista: os conflitos internos.
Na América espanhola a relação de diferentes povos caracterizavam-se muitas vezes pela opressão social. Incas maias e astecas submetiam pela força outros povos vizinhos exigindo pagamento de pesados tributos e prestação de serviços e esses povos pareceram, ter festejado , a principio , a chegada dos espanhóis e passaram a colaborar com ele na luta contra seus opressores americanos. Na América portuguesa (Brasil) também havia muitos conflitos entre os diferentes povos indígenas os portugueses souberam tirar proveitos desses conflitos, estabelecendo alianças com alguns grupos .
Outras formas de violência
Os europeus impuseram aos povos americanos costumes que afetaram profundamente a sobrevivência de suas comunidades. Na América espanhola e na América portuguesa, populações indígenas inteiras foram removidas de suas regiões de origem para trabalhar como escravos para os conquistadores. Fora de seu meio natural, sofreram com as mudanças no tipo de alimentação e no tipo de trabalho. A organização social e produtiva indígena foi desestruturada. O ato simbólico de fincar a cruz católica na América, marcando a posse da terra em nome dos reis europeus, assinalava também o início da conquista cultural dos indígenas.
De modo geral religiosos e conquistadores associavam-se para dominar os povos indígenas. A ação evangelizadora católica, centrou-se na catequese (ensino religioso católico romano), o batismo das crianças, em sua educação cristã e na convenção dos líderes indígenas.
Para tornar mais eficientes seus esforços de conversão junto aos indígenas os jesuítas criaram aldeamentos, a partir de 1550 na América portuguesa segundo os padres esses aldeamentos também tinham a finalidade de proteger os índios da escravização promovida pelos os colonos.
A vidas nas aldeias jesuíticas causou profundas modificações nas organizações sociais e na vida espiritual dos índios. Eles eram forçados a abandonar os 10 locamentos temporários a que estavam habituados para ficassem nos aldeamentos, onde Aprendiam a doutrina católica eram batizados ganhavam nomes cristãos e eram colocados a disposição da coroa e dos colonos para prestar serviços, entretanto, esses aldeamentos proporcionaram também o reagrupamento de sociedades fragmentadas e o resgate de identidades ameaçadas .As frequentes fugas individuais e coletivas as revoltas esporádicas e principalmente, a resistência ao trabalho imposto pelos colonizadores caracterizaram a reação indígenas ao aldeamento. Diante da dificuldade de convencer o indígena adulto a aceitar a nova doutrina religiosa os religiosos dedicavam-se a catequizar principalmente , á crianças. Empenhavam-se na fundação de colégios de meninos, onde eram ensinados os valores europeus e as crenças católicas.
Disponível na http://oficiodahistoria.blogspot.com.br/2008/11/expanso-martimo-comercial-europia.html, acesso em 15/04/12, 00:14h
Trabalho sobre os povos indígenas
Não basta falar sobre a paz, é preciso pensar, sentir, agir e viver em paz.
Provérbio Shenandoah
Olá pessoal, este trabalho que vocês irão realizar tem o objetivo de compreender um pouco mais, sobre a cultura indígena que faz parte da nossa cultura embora, não saibamos ou não percebamos. Esta cultura tão rica que foi suprimida desde que o colonizador chegou na América, com o advento das grandes navegações em busca de riquezas para aplicar na gentação do capitalismo e nas suas sucessivas fases.
A partir das pesquisas que vocês realizaram, ou que ainda estão realizando e com base na visita que fizemos ao museu da UFRGS, proponho uma tarefa que vai ao encontro das comemorações do dia 19 de abril, ou seja, o dia do índio.
Como será organizado o trabalho?
Grupos de até 4 alunos ou individualmente;
1º estapa: click nos links abaixo e assistam os vídeos
Após assistirem os vídeos vocês escolherão um dos tópicos abaixo que foram retirados dos vídeos;
- Educação indígena;
- Artesanato;
- Religiosidade, casa de reza;
- Relação com a natureza;
- Musicalidade;
- Meios de sobrevivência;
- Cultura;
- Tradição;
Como vocês perceberam exitêm oito tópicos e cada grupo deve escolher um;
Vocês devem escrever nos comentários deste blog, logo após esta postagem, o nome dos participantes do grupo e o tópico que escolheram.
2º etapa: deverá ser tirada uma ou mais fotos de índios,aqui da nossa capital fazendo uma ligação da foto com o tópico que foi escolhido. Lembrem-se, nunca tirem fotos dos índios sem pedir autorização a eles, nem sempre eles aceitam ser fotografados, então conversem antes com eles, não os tratem como se apenas quisessem uma foto para um trabalho escolar, tenham em mente que precisamos conhecer um pouco mais sobre a sua cultura.
Mas o que fazer com esse material?
Todo este material deve ser organizado em um cartaz, pode ser mais de um, o tópico de pesquisa tem que estar como título e explicado no corpo do cartaz, não utilizem muitos textos, mas sim, imagens com títulos ou legendas, pois elas falaram mais que mil palavras.
As fotos dos índios tem que aparecer nos cartazes com as devidas legendas.
E quando devo mostrar este trabalho pronto?
Nos dias 9, 11 e 13 de abril haverá um cilclo de cinema com filmes e documentários indígenas na escola, seguidos de comentários dos seus professores. No dia 14 de abril, faremos um grande encontro entre alunos e professores onde vocês mostrarão a produção dos seus trabalhos a respeito da temática indígena, então vocês mostrarão os trabalhos para o público da escola no dia 14 de abril sábado.
Não é necessário apresentar, mas os grupos têm de permanecer próximos aos cartazes, caso alguém queira alguma informação, pois, esta será de responsabilidade dos autores.
Sim, vale nota. Ainda mais pelo capricho dos trabalhos.
O que irei avaliar?
Clareza das ideias;
Capricho e dedicação ao trabalho;
Objetividade;
Pontualidade;
Auxílio aos colegas;
Compreensão sobre o tópico que escolheu.
Não deixe para fazer o trabalho na última hora!!!
Não entendeu alguma coisa? Poste a sua pergunta nos comentários.
Bom trabalho!!!
Tudo na terra tem um propósito, cada doença uma erva para curar , cada pessoa uma missão a cumprir. Esta é a concepção dos índios sobre a existência...
Christine Quintasket (índia Salish) 1888-1936
Conteúdo da prova de geografia
Povos pré colombianos
ORIGEM
|
PRINCIPAIS
CIDADES
|
RELIGIÃO
|
ORGANIZAÇÃO
POLÍTICA
|
CONTATO COM OS
EUROPEUS
|
TERRITÓRIOS ATUAIS
|
LEGADO
| |
OLMECAS
|
(+ ou -) 1.500 a.C
|
La venta;
San Lorenzo;
Três Zapotes
|
CULTO DEUS JAGUAR, ANTROPOMÓRFICO
QUETZALCOALT
|
TEOCRACIA
|
NÃO TEVE
|
FRONTEIRA DO MÉXICO C/ OS EUA;
GUATEMALA, EL SALVADOR, HONDURAS,
NICARÁGUA E COSTA RICA
|
CALENDÁRIO, AGRICULTURA DO FEIJÃO, MILHO, ABÓBORA;
CALENDÁRIOS;
AS PRIMEIRAS PIRÂMIDES DA AMÉRICA
|
TETIHUACANOS
|
(+ ou -) 700 a.C.
Até 600 d. C.
|
COMEÇO DA URBANIZAÇÃO;
CUICUILCO
PIRÂMIDE DO SOL E DA LUA
|
CULTO AO JAGUAR
(DEUS DA CHUVA E DA TERRA)
ANTROPOMÓRFICO
QUETZALCOALT
|
TEOCRACIA
|
NÃO TIVERAM
|
VALE DO MÉXICO
|
GRANDES CONSTRUÇÕES;
CERÂMICAS COLORIDAS;
JOGOS DE BOLA;
TÉCNICA DAS QUEIMADAS NA AGRICULTURA
|
MAIAS
|
(+ ou -) 1.500
|
PALENQUE
COPAN
MANTE ALBAN
TIKAL
|
CRENÇAS EM MUITOS DEUSES:
FORÇAS DA NATUREZA
|
TEOCRACIA
|
POR VOLTA DE 1.500
|
PENÍNSULA DE YUCATAN ou YUCATÃ
|
ESCRITA HIEROGLÍFICA;
JOGOS DE BOLA;
SISTEMA NUMÉRICO;
CALENDÁRIO.
|
ASTECAS
|
1.345
|
TENOCTITLAN
|
QUETZOALCOALT
SACRIFICIOS HUMANOS P/
FERTILIZAÇÃO DO SOLO
|
TEOCRACIA
|
1.520
FERNÃO CORTEZ
|
MÉXICO
|
CODEX: LIVROS ESCRITOS PELOS ASTECAS
|
INCAS
|
1.440
|
CUZCO:
DIVIDIDA EM 4 REGIÕES.
1911 ENCONTRADA
MACHU PICCHU
3000 m ALTURA
10 000 HABITANTES
|
FORÇAS DA NATUREZA: O SOL A LUA, O TROVÃO, E ALGUNS PLANETAS. VIAM O SAGRADO NOS ESPÍRITOS DA NATUREZA: XAMANISMO
|
TEOCRACIA
|
1.532
PERU
PIZARRO
|
PARTE DO CHILE
EQUADOR
PERU
|
MACHU PICCHU:
|
1- Quem ocupava as terras descobertas por Cristóvão Colombo e por que ele chamou de índios as populações que encontrou na América?
2- O que aconteceu com os milhões de índios que habitavam estas terras na época da invasão européia?
3- Qual a consequência do desaparecimento dos mais velhos para as populações pré-colombianas?
4- Explique o que era a Mesoamérica?
5- Qual a primeira grande civilização da Mesoamérica? Quando surgiu?
6- Quais as civilizações que surgiram a partir dos Olmecas?
RELACIONE A PRIMEIRA COLUNA
COM A SEGUNDA:
( 1 ) OLMECAS
( 2 ) MAIAS
( 3 ) ASTECAS
( 4 ) INCAS
( ) Hoje seu território chama-se península de Yucatan;
( ) Viviam onde hoje é o Peru, Chile e Equador;
( ) Sua capital chamava-se Tenoctitlan;
( ) Atualmente sues antigos territórios pertencem países da Guatemala,
El Salvador, Honduras, Nicarágua, e Costa Rica;
( ) Viviam onde hoje é o México;
( ) São considerados a civilização mãe da Mesoamérica;
( ) Nos legaram a escrita hieroglífica,
o jogo de bola e um sistema numérico;
( ) Machu Picchu era uma de suas cidades com mais de 3000 m de altura e com aproximadamente 10 mil habitantes.
Fases do capitalismo
Capitulo 1 do livro observando as fases do capitalismo a crise de 29 e as doutrinas que guiavam cada fase.
Doutrinas:
Mercantilismo
Liberalismo
Keynesianismo
Neoliberalismo
Crise de 1929
Crise de 2008 EUA
Pessoal, estudem estas qustões e lembrem-se, uma das doutrinas que acompanham as fases do capitalismo deverá ser descrita na prova. Qual será? Não sei. Portanto, estudem todas.
Bons estudos e até o dia da prova. Não deixem para a última hora.
Boa sorte!!!
Pessoal, façam um relatório deste vídeo, escolham uma frase que lhe chamou a atenção justificando-a. Tudo tem que constar numa folha para entregar.
Bom trabalho!!!
Turma: 211
ResponderExcluirGrupo: Artur, Fabiola, Thomas e Greice
Tópico: Meios de Sobrevivência
Ok
ExcluirOk
ExcluirTurma : 212
ResponderExcluirGrupo : Clarice Campani e Diena Valeria
Tópico : Relação com a natureza;
Turma 212
ResponderExcluirJuliana Estigarribia
- Educação indígena
Turma: 212
ResponderExcluirGrupo: Juliana Pastório, Julio Estevan, Carol Parnoff e Thamires.
Tópico: Artesanato
Ok
ExcluirTurma 211
ResponderExcluirAlexandre Dors, Lucas Teixeira e Renata Proença
- Artesanato
Ok
ExcluirGrupo: Péricles, Felipe, Bruno e Fernando
ResponderExcluirAssunto: Meios de sobrevivência
grupo: Karina, Laura, Andressa, Tayná
ResponderExcluirturma: 211
assunto: artesanato
Ok
Excluir*Turma: 211
ResponderExcluir*Assunto: Cultura
*Grupo: Amanda, Léo Francisco, Vitória Paiva.
Ok
ExcluirTurma: 212
ResponderExcluirGrupo: Victória Fagundes, Lucas Martins, Sabrina Esteves e Juliana Gonzalez
Assunto: Musicalidade
Ok
ExcluirGrupo: Caroline e Vitória Severo
ResponderExcluirTurma: 211
Assunto: Religiosidade; Casa de reza.
Ok
ExcluirGrupo: Brenda Pires, Carolina Severo, Graziela Picolli e Nathália Castro
ResponderExcluirTurma: 211
Tópico: Meios de Sobrevivência
Ok
ExcluirMuito bem pessoal, estou gostando da participação de vocês, continuem assim, estou curioso para ver pronto os trabalhos no sábado. Avisem aos atrazadinhos para não deixar para a última hora. Paz!!!
ResponderExcluirTurma : 212
ResponderExcluirAtualizando Grupo : Clarice Campani, Diena Valeria, Igor Fernando e Ana Carolina.
Tópico : Relação com a natureza
Turma: 212
ResponderExcluirTópico: Religiosidade, casa de reza
Integrantes: Patricia Nascimento, Daysi Machado e Alexia Corrêa
Turma: 211
ResponderExcluirTópico: Artesanato.
Integrante: Ana Carolina Persici.
Turma 212
ResponderExcluirTópico: Cultura
Integrantes: Arthur I. Fonseca, Alice Castilhos, Rafael Mattos